sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana da Leitura - 11 a 15 de março

A Semana da Leitura teve como temática " Ler o mar" e desde o dia 11  a 15 de março foram realizadas múltiplas atividades que promoveram a leitura, o encontro com os livros e consequentemente a importância das Bibliotecas Escolares.
Em síntese a Semana da Leitura incluiu: 

Roda de contos-  Familiares dos alunos dinamizaram esta atividade contando uma história ou recitando uma poesia. 

Lês tu, leio eu - pretendeu-se que durante esta semana os momentos de leitura na escola fossem ainda mais intensivos. Assim, o objetivo foi a troca de leituras, previamente preparadas, entre as várias turmas.

Apresentação em " Rap" das histórias ouvidas -  Em articulação com os professores de música foram apresentadas as histórias do livro " O rap do mar e outros contos de rimar" de Lurdes Breda, num novo estilo musical o Rap.

À conversa com.. José Braga- Amaral  - Recebemos um escritor muito conceituado, José Braga-Amaral que explicou a sua ligação com a escrita, apresentou o seu novo livro infantil " Os segredos de Constança", levou os alunos aos seus segredos pessoais, respondeu a algumas perguntas, seguindo-se de uma sessão de autógrafos.

Do trapo se faz papel - No âmbito da Área de Projeto " Educação Ambiental" foi integrado nesta semana uma ação de sensibilização sobre a reciclagem de papel. A Dr.ª Sofia proprietária da empresa Papel D'Ouro sensibilizou os alunos para a educação ambiental, explicando todo o processo de fabrico de papel através de desperdícios de indústria têxtil. O trapo foi triturado e transformado em pasta de papel, criando especificamente para a Semana da Leitura várias folhas de papel com o tema " Ler o mar", nas quais os alunos participaram ativamente na elaboração.

Sem comentários: