terça-feira, 3 de novembro de 2015

Outubro- Mês Internacional da Biblioteca Escolar

O mês de outubro é considerado o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”. Durante o mês a BE da EB./JI de Alijó, realizou atividades variadas para todas as turmas, mediante a faixa etária das crianças e ano de escolaridade. O mote lançado este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares ( RBE) foi: “A Biblioteca Escolar é Super”


Destacam-se algumas das atividades que foram realizadas:

       Inspirados no logótipo da RBE e no mote deste ano, os alunos elaboraram o cartaz da BE. Este, foi exposto no hall de entrada e funcionou como  impulsionador do trabalho realizado ao longo do mês. 

























Com o slogan “A Biblioteca é Super”, algumas turmas construíram a árvore dos sorrisos, escrevendo 
uma frase sobre o tema.







  Foi iniciada a exploração da 1ª obra das metas curriculares em todas as turmas:
No 1º ano “O Coelhinho Branco “ de António Torrado. 
No 2º ano “Uma Flor Chamada Maria” de Alves Redol. 
No 3º ano “A Cor das Vogais” de Virgílio Alberto Vieira. 
No 4º ano Histórias com Recadinho” de Luísa Dacosta.

 Estas leituras deram asas à imaginação, transportando os alunos para a produção da sua própria obra. Assim sendo, cada um imaginou, escreveu e ilustrou a capa do seu livro.
As respostas foram variadas, fantásticas, criativas, as quais permitiram conhecer melhor os alunos e  leva-los na viagem dos livros.






Com estes trabalhos foi construída “A Árvore dos Livros”





"Tradição oral ou conhecimento oral é a cultura material e tradição transmitida oralmente de uma geração para outra"


Durante a terceira semana do mês foi trabalhada a importância da tradição oral e o seu contributo para que muitas das histórias, contos, lendas… estejam hoje escritas em livros que recheiam as estantes das bibliotecas. E sob a temática “Os Avós Contam Histórias “, foi recriada na BE uma cozinha à moda antiga que se centrava na lareira e na personagem da velhinha. Esta conversou com as crianças acerca desses tempos antigos e como se processava a passagem de geração em geração das histórias contadas à lareira. No fim, a Velhinha contou a história “A Velha e a Cabaça”, que se enquadrava na época, o outono e no fim confessou que era uma das histórias que a sua avó mais lhe contava.








A última semana foi dedicada às Lengalengas, realçando a sua importância no desenvolvimento da linguagem, fomentando a articulação das sílabas, dos sons, das rimas…, foram trabalhadas três:

A Velha e a bicharada
O ovo e Galinha
Aqui está a chave de Roma

Foi proposto às crianças "lerem" as lengalengas aos colegas em suporte de papel. Depois as professoras da biblioteca apresentaram-nas de forma diferente, recorrendo a várias estratégias e materiais. A "Velha e a Bicharada" foi apresentada em imagens soltas construindo e desconstruindo a lengalenga, "O Ovo e a Galinha" em cartazes no chão, criando um padrão repetitivo sem fim e "Aqui está a chave de Roma" através de uma projecção em acetatos, colocando-os um a um até construir a lengalenga e depois no sentido inverso.
A atividade foi realizada turma a turma e no final de cada sessão as crianças foram questionadas acerca da lengalenga e forma de apresentação que mais gostaram, as respostas variaram de turma para turma.


"Está atividade foi pensada em acordar os livros de lengalengas que por vezes ficam adormecidos nas prateleiras das bibliotecas".





Peddy Paper
Com as turmas de 4º ano foi realizado um Peddy Paper na BE, propondo aos alunos alguns desafios, com o objetivo de descobrir que a biblioteca é uma caixinha de surpresas.




Tal como nos anos anteriores, continuamos a contar com a Biblioteca Municipal para os projetos "A Saquinha da Flor" para o 1º ciclo e "Olho Vivo, Orelha Fita" para o Pré escolar.
No dia 13 de outubro  e como o 1º período é dedicado ao Teatro, a primeira atividade apresentada foi  uma  leitura encenada da  obra "Os Quatro Amigos"


















Sem comentários: